January 22, 2019

April 4, 2018

Please reload

Posts Recentes

Tenha uma boa postura e diminua a dor nas costas

August 7, 2018

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Mitos e Verdades: Cirurgia na Coluna

1. Há grande chance de ficar em cadeira de rodas

Mito. Atualmente, a cirurgia de coluna é uma das mais avançadas na Medicina. O conhecimento anatômico aliado a diversos procedimentos que garantam a segurança do paciente são responsáveis por manter taxas muito baixas de complicações. Alguns problemas na coluna tem taxas mais elevadas de complicações, a saber: tumores medulares e ósseos da coluna, traumas na medula ou fraturas ósseas com esmagamento dos tecidos nervosos, hematomas, graves estreitamentos do canal vertebral (estenoses ou listeses). Nesses casos, deve-se ter atenção redobrada na escolha do cirurgião de coluna, na explicação sobre como são os passos da cirurgia e quais as medidas de segurança que serão tomadas.

 

2. Cirurgia é sempre a última opção

Mito. Pode funcionar para grande parte dos problemas encontrados, mas a cirurgia tem seu tempo certo de indicação. Casos de hérnia de disco, por exemplo, que afetam a força ou com dores fortes que decorram de uma lesão de um nervo são prioridades na decisão pela cirurgia pelo risco de se permanecerem sequelas caso não tratados a tempo.

 

3. Devo ficar em repouso, mas posso subir escadas?

Verdade. Nos primeiros dias após uma cirurgia de coluna, mesmo nas técnicas minimamente invasivas, o corpo precisa de alguns dias para que haja a adequada cicatrização dos tecidos. O desconforto é maior e o risco de alguma complicação aumenta caso haja algum esforço indevido. Tarefas simples como dirigir veículos, carregar compras, fazer uma viagem de ônibus devem ser evitadas até o retorno com seu cirurgião. No entanto, pequenas caminhadas e subir escadas (com cuidado, lentamente) não são contraindicados, pois não representam esforço grande o suficiente para causar algum problema.

 

4. São necessários vários meses de recuperação na cama?

Mito. Após a retirada dos pontos, que ocorre entre 10 a 14 dias após um procedimento, o paciente já começa o processo de reabilitação e, em muitas vezes, pode voltar ao trabalho. Cirurgias minimamente invasivas permitem um retorno ainda mais precoce às atividades.

 

5. Exercícios em academia podem ser feitos após uma cirurgia de coluna

Verdade. Após o período inicial de reabilitação com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, é fortemente aconselhável que se mantenha alguma atividade física para preservar a saúde de sua coluna. Exercícios em academia são permitidos, desde que se tomem alguns cuidados a serem orientados pelo seu cirurgião.

 

6. Se operei a coluna uma vez, qualquer outro problema será resolvido com cirurgia

Mito. Cirurgias são intervenções corretivas únicas, precisas para o problema em questão. Se houverem novos problemas na coluna, devem ser encarados de forma personalizada, com tratamento específico que, em muitas vezes, não é cirúrgico.

 

7. Posso ter problemas em detectores de metais depois de uma cirurgia com parafusos

Verdade. Na maioria dos estabelecimentos bancários, alguns prédios comerciais e aeroportos os detectores de metais podem acusar algum problema. A calibração desses aparelhos leva em consideração o peso, o tamanho e o tipo do metal. Para cirurgias maiores, com vários parafusos ou placas, é prudente que você apresente uma carta do seu cirurgião para ajudar as autoridades nos procedimentos de segurança desses estabelecimentos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga