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Tenha uma boa postura e diminua a dor nas costas

August 7, 2018

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Tenha uma boa postura e diminua a dor nas costas

A manutenção de uma postura correta é a chave para redução de muitas dores nas costas, especialmente por preservar as diversas estruturas relacionadas à coluna que podem provocar dor. É de grande importância para aqueles que passam muitas horas sentados em seus escritórios ou passam longos períodos de seu trabalho em pé.

 

Problemas causados pela má postura

A má postura e os precários apoios às costas aumentam o estresse sobre as estruturas ósseas e os discos da coluna, além de deixar os músculos tensos. Com o tempo, essa carga de estresse altera a anatomia da coluna, fazendo aparecer os famosos “bicos de papagaio”, além de um desgaste mais precoce de discos e articulações. Todas essas alterações contribuem ainda para o aparecimento de mais sintomas, como dores de cabeça, cansaço ou fadiga constantes, falta de concentração e insônia.

 

Identificando a boa postura

Basicamente, a postura correta significa manter cada parte de seu corpo alinhada com as demais partes vizinhas. Significa mantê-las equilibradas e apoiadas. Você pode fazer um exercício com um colega, pedindo para que ele o observe de lado: fique em pé e imagine uma linha reta que saia do lobo da orelha, passe pelo ombro, quadril, joelho e termine no centro do seu calcanhar. Peça para que seu colega o corrija em algum desalinhamento.

Pelo fato de adotarmos diversas posições ao longo do dia (sentado, em pé, inclinado, deitado), é importante aprendermos a reparar em nossas posturas e a corrigi-las, resultando em maior alívio das dores. No começo, pode parecer que você se tornou um “robô” ao corrigir constantemente sua postura. Com o passar do tempo, essas correções se tornam mais fluidas e automáticas, pois seu corpo compreendeu que é menos cansativo e menos doloroso.

 

Cadeiras ergonômicas para escritórios

Trabalho em escritório normalmente é sinônimo de adoção de má postura, com muitas queixas relacionadas a tensão na musculatura da coluna. Muitas pessoas trabalham sentadas em cadeiras que não dão um bom suporte para as costas. Uma das estratégias pode ser o uso de cadeiras ditas ergonômicas, pois propiciam uma melhor postura e mais conforto ao paciente.

 

Faça pequenas pausas quando estiver no escritório

Outra estratégia que funciona é fazer pequenas pausas quando tiver que ficar longas horas no escritório. A cada 50min ou 1h sentado, fique 5 min em pé, podendo fazer alguns alongamentos simples para tirar a tensão dos músculos relacionados à postura no trabalho.

 

 

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