top of page

Obesidade – O Clínico Geral Resolve?


Esse mês o Medscape (conceituada base de dados médicos norte-americana) trouxe à tona a discussão a respeito do manejo de obesidade pelo clinico geral. Diante da crescente epidemia dessa doença nos EUA e em nosso país, consideramos importante a discussão desse assunto.

Obesidade é uma doença crônica, com comorbidades associadas e consequências graves e que perduram ao longo do tempo. Está associada a doenças cardíacas, diabetes, doenças do fígado, apneia do sono, osteoartrite, alguns tipos de câncer e problemas psicológicos, além de influenciar na auto-estima e gerar estigmas para o doente.

Obesidade

O médico clinico deve estar envolvido no diagnóstico e compreensão de fatores precipitantes, genéticos e/ou ambientais, e realizar o manejo e orientações para tratamento a longo prazo. Basicamente, seu tratamento consiste na perda de peso controlada. Nosso corpo quando começa a perder peso, desenvolve mecanismos hormonais que geram aumento de fatores orexígenos (que aumentam o apetite) e diminuição de hormônios anorexígenos (que diminuem o apetite) e, por essa razão , há um risco grande de ganho de peso se o tratamento não for continuo e acompanhado por equipe médica. Todos os pacientes com IMC (índice de massa corpórea – resultado da divisão do peso sobre a altura ao quadrado) maior que 30 ou maior que 27 com comorbidades como osteoartrite, diabetes , apnéia do sono e hipertensão, têm indicação de tratamento.

Quando há uma perda de cerca de 5-10% de peso, grande parte dos fatores de risco e comorbidades se diminuem. Há uma diminuição na necessidade de tratamento dessas doenças e, portanto, um “investimento” em uma “poupança muito lucrativa” em sua saúde. A prática de atividade física e a modificação de estilo de vida devem compor todas as estratégias para perda de peso, mas alguns casos exigem o uso de medicamentos e até mesmo a cirurgia bariátrica para complementação do tratamento.

Os clínicos desempenham um papel importante no inicio do tratamento e no apoio do paciente com obesidade. Procure nossa equipe de clinica medica e agende sua consulta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page