Tenha uma boa postura e diminua a dor nas costas


A manutenção de uma postura correta é a chave para redução de muitas dores nas costas, especialmente por preservar as diversas estruturas relacionadas à coluna que podem provocar dor. É de grande importância para aqueles que passam muitas horas sentados em seus escritórios ou passam longos períodos de seu trabalho em pé.

Postura no trabalho

Problemas causados pela má postura

A má postura e os precários apoios às costas aumentam o estresse sobre as estruturas ósseas e os discos da coluna, além de deixar os músculos tensos.

Com o tempo, essa carga de estresse altera a anatomia da coluna, fazendo aparecer os famosos “bicos de papagaio”, além de um desgaste mais precoce de discos e articulações. Todas essas alterações contribuem ainda para o aparecimento de mais sintomas, como dores de cabeça, cansaço ou fadiga constantes, falta de concentração e insônia.

Identificando a boa postura

Basicamente, a postura correta significa manter cada parte de seu corpo alinhada com as demais partes vizinhas. Significa mantê-las equilibradas e apoiadas. Você pode fazer um exercício com um colega, pedindo para que ele o observe de lado: fique em pé e imagine uma linha reta que saia do lobo da orelha, passe pelo ombro, quadril, joelho e termine no centro do seu calcanhar. Peça para que seu colega o corrija em algum desalinhamento.

Pelo fato de adotarmos diversas posições ao longo do dia (sentado, em pé, inclinado, deitado), é importante aprendermos a reparar em nossas posturas e a corrigi-las, resultando em maior alívio das dores. No começo, pode parecer que você se tornou um “robô” ao corrigir constantemente sua postura. Com o passar do tempo, essas correções se tornam mais fluidas e automáticas, pois seu corpo compreendeu que é menos cansativo e menos doloroso.

Cadeiras ergonômicas para escritórios e home-offices

Se o trabalho em escritório normalmente já era sinônimo de adoção de má postura, a adoção do home-office potencializou as queixas relacionadas a tensão na musculatura da coluna. Muitas pessoas trabalham sentadas em cadeiras que não dão um bom suporte para as costas, como as cadeiras da sala de jantar, sofás ou mesmo recostados na cama. Uma das estratégias pode ser o uso de cadeiras ditas ergonômicas, pois propiciam uma melhor postura e mais conforto a quem precisa passar mais de 1 h sentado trabalhando.

Faça pequenas pausas quando estiver no escritório

Outra estratégia que funciona é fazer pequenas pausas quando tiver que ficar longas horas trabalhando. A cada 50 min ou 1 h sentado, fique 5 min em pé, podendo fazer alguns alongamentos simples para tirar a tensão dos músculos relacionados à postura no trabalho.

Prevenção de dor nas costas

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